segunda-feira, 8 de junho de 2015

Ouro Preto

Você precisa conhecer Ouro Preto. E, se já conhece, precisa voltar. Eu já fui três vezes e sempre tem algo novo para fazer. A cidade é encantadora, com suas ladeiras de pedras e casas antigas e charmosas. Tem também muuuuitas igrejas, sendo um ótimo passeio para quem aprecia arquitetura ou fotografia.


Ouro Preto é praticamente um museu a céu aberto! Conhecida pela beleza de sua arquitetura colonial e sua riqueza cultural, foi decretada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, em 1980.
Indo de avião para Belo horizonte, Ouro Preto fica a apenas 90 km. Bem fácil!
Eu fui de carro. Partindo do Rio de Janeiro, são aproximadamente 400 km. Segue-se quase o tempo todo pela BR-040, e a estrada é muito boa. Dá para andar com segurança no limite de velocidade, de 110 km/h na maioria do tempo. Até lá são três pedágios, a 9,00 cada, na ida e na volta. Mas mais duas praças de pedágio estão terminando de ser construídas, então em breve serão cinco pedágios...
Você deve pegar a entrada para Ouro Branco, na MG-443, passar por dentro da cidade de Ouro Branco e de lá seguir em direção a Ouro Preto pela Estrada Real. A viagem leva de 5 a 6 horas, dependendo do trânsito e das paradas que você fizer.
Fiquei em uma pousada excelente, que eu recomendo muito, a Sinhá Olímpia. 

Fachada da pousada
Ela fica um pouco afastada do centro histórico, o que de certa forma é bom, pois tem mais tranquilidade e sossego. Para quem está de carro isso não é problema, pois são menos de dez minutos até lá. E, para quem está sem carro, a pousada oferece serviço de transfer até o centro histórico (somente a ida).

Área interna da pousada
Lá no centro histórico, prepare-se para andar muito e subir e descer muitas ladeiras!

Uma ladeira, as casinhas, uma igreja
A culinária também é excelente, com muitos restaurantes com comida típica mineira. Há também muitas lojas de presentes e a famosa feira de artesanato do Largo do Coimbra, em frente à Igreja de São Franscisco de Assis, com muitos artigos em pedra-sabão, que funciona diariamente, faça chuva ou faça sol!
Depois conto mais de lá, como o passeio de trem até Mariana (ou Tiradentes) e uma loja maravilhosa de chocolate e lanches.
Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bacana! Vou aguardar mais dicas e fotos.

Claudia D'Elia disse...

que bom que gostou! já já tem mais! :)