domingo, 25 de outubro de 2015

Morro das Andorinhas

O Morro das Andorinhas, na praia de Itaipu, em Niterói, é uma daquelas trilhas relativamente fáceis, que proporcionam uma vista grandiosa em seu topo. Eu disse relativamente fácil porque nos primeiros 10 ou 15 minutos da trilha, enquanto ainda se passa pelo acesso de uma pequena comunidade, a subida é bem íngreme. Mas só isso. Apenas cansativo para quem está fora de forma. Não há "escalaminhada" nem qualquer outro nível de dificuldade além dessa subidinha.
O caminho inicia em uma escadaria, não muito longa, e depois seguimos em chão de terra, vendo algumas casinhas simples, até entrarmos na trilha mesmo, em um portão à direita. 

Entrada da trilha, já após a escadaria
A trilha, que faz parte da Serra da Tiririca, é muito bem marcada e quase toda plana. Ou seja, após passar dessa subida íngreme, a trilha fica realmente fácil.
A entrada para a tal escadaria fica em uma rua à direita da Igreja de São Sebastião, em Itaipu.
Na trilha há quatro paradas com vista. Na primeira é possível ver a praia de Itacoatiara, o Costão de Itacoatiara e a Pedra do Elefante. Do outro lado dessa pedra já é Itaipuaçu.
A segunda parada proporciona quase a mesma vista, mas ainda mais bonita.

Praia e Costão de Itacoatiara e Pedra do Elefante
Seguindo mais um pouco, e virando para o outro lado, chegamos à terceira parada, onde avistamos as praias de Itaipu, Camboinhas e Piratininga, além da Lagoa de Itaipu. Ao fundo dessa vista vislumbramos o Pão de Açúcar.

Itaipu, Camboinhas e Piratininga (à esquerda) e Lagoa de Itaipu (à direita)
Nessa parada há até umas mesinhas, sendo possível sentar para repor as energias.
Continuando mais um pouco, temos a quarta parada, com uma vista parecida com a da terceira, mas bem mais em cima do mar mesmo.


Se você continuar avançando e descer um paredão, é possível chegar até o mar e voltar nadando para Itaipu, que tem águas bem calmas. Mas atenção: se você tomar essa decisão, lembre-se que o único jeito de retornar é nadando, pois não é possível voltar a pé por esse paredão. Só a descida já é bem complicada.
Nós não fizemos a descida. Voltamos da quarta parada. Até porque estávamos de tênis, mochila e equipamento fotográfico.
Vale a pena caminhar um pouquinho!
Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Castelo da Fiocruz

Sabe esse castelinho lindo e imponente que fica na Av. Brasil? Ele se chama Castelo Mourisco e faz parte do complexo arquitetônico da Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz.

 É possível fazer uma visitação e admirar aquela arquitetura lindíssima e preservada, de  construção de 1904, por dentro e por fora.


Aproveite para também visitar o Museu da Vida, um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade com o objetivo de educar e informar, de forma lúdica e criativa, por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, peças teatrais e laboratórios.

Há também uma Biblioteca no local.

Você pode obter mais informações sobre como visitar no site da Fiocruz.

Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia