O VLT finalmente inaugurou! Mas por enquanto somente um trecho de uma das linhas está funcionando. Assim, a confusão das obras ainda continua pelas ruas do Centro, com enormes canteiros abertos, vários operários transitando e muuuita poeira.
O trecho inaugurado é o que circula do Aeroporto Santos Dumont até a Parada dos Navios, na Praça Mauá.
O veículo é rápido e muito silencioso. Por conta disso, ele tem circulado acompanhado de batedores de motos, que vão buzinando insistentemente logo à sua frente, para chamar a atenção dos pedestres e ciclistas, que teimam em usar os trilhos como calçadão, ciclovia e área de lazer.
Até o fim de junho o VLT está circulando de graça e em intervalos de 30 em 30 minutos. Após isso, a tarifa será de R$ 3,80 e deverá ser paga no interior do VLT, com Bilhete Único, ou nos pontos de acesso, com cartões de débito e crédito, ou em dinheiro. A máquina aceita notas e moedas, mas não dá troco. Quem for pego andando de VLT receberá uma multa de R$ 170,00.
Em julho, o intervalo entre um e outro VLT diminuirá para 15 minutos, o que, em minha opinião, ainda é muito, principalmente se a pessoa quiser se locomover rapidamente no horário de almoço, por exemplo.
Mas o projeto ficou bonito, principalmente na região da Cinelândia, que ganhou um amplo passeio com jardins e bancos, já que agora carros e ônibus não passam mais por lá.
Fui testar o VLT, mas infelizmente perdi o que estava saindo e tive que amargar 30 minutos esperando outro! Ele chegou cheio, já que, pelo menos por enquanto, as pessoas estão usando para conhecer e passear.
Por onde ele passa as pessoas param para olhar, fotografar e filmar. Tem tudo para ser um ótimo passeio turístico! Já como meio de transporte para os trabalhadores da cidade, não sei se será muito eficaz... Vamos aguardar para ver!
Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia/