terça-feira, 28 de julho de 2015

Pedra do Cão Sentado

Há algum tempo eu queria ver de perto a famosa Pedra do Cão Sentado, em Friburgo, essa diferente e incrível formação rochosa, que tem o formato exato de um cão de guarda sentado. 


A pedra foi originada de eventos erosivos que desgastaram a rocha e a levaram à formação que hoje se assemelha perfeitamente a um cão. Ela tem pouco mais 100 metros de altura e é possível escalá-la e chegar ao topo, na cabeça do cachorro. Mas não foi isso que eu fiz, claro, pois não sou escaladora!
Fiz a trilha, que parte do Parque do Cão Sentado (Furnas), levando a um mirante que proporciona uma visão privilegiada da pedra, de bem perto. 

Trilha bem sinalizada
É possível ver a pedra de alguns pontos da estrada, mas nada se compara à vista obtida no mirante. Lá, além do Cão, é possível ver várias montanhas, pois o mirante fica a 1111 metros de altura do nível do mar.
A caminhada é considerada leve, mas é um pouco puxada para quem não está acostumado. Tem 1,5 km, é íngreme e passa por várias cavernas e grutas, além de dar acesso a outras formações rochosas. Mas a trilha é bem sinalizada e possui várias escadas e passarelas com corrimãos, facilitando bastante o acesso. Algumas estão um pouco deterioradas e tortas, mas no geral são boas e auxiliam bastante.




O percurso leva de 45 minutos a 1 hora, dependendo das condições físicas das pessoas. Já a volta é bem mais rápida!
O parque fica na Rodovia Friburgo-Bom Jardim e a entrada é imediatamente antes do pedágio (vindo de Friburgo). O ingresso custa R$ 9,00 (agora em julho de 2015).
Não esqueça de levar água e ir de tênis.
Curta a página a página no Facebook e fique por dentro de tudo:https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

Nenhum comentário: