segunda-feira, 2 de maio de 2016

Litoral paulista

Estou há um tempinho já para escrever sobre a viagem que fiz recentemente pelo litoral paulista, mas como tenho muita coisa para escrever e fotos para organizar, o texto acaba nunca saindo. Sendo assim, resolvi fazer um post mais rapidinho, dando uma ideia beeeem geral da viagem. Melhor do que nada, não é?

Parti do Rio de Janeiro, de carro, tendo a Ilha Bela, em São Paulo, como destino final. Sobre Paraty eu já falei em uma outra postagem, que você pode conferir aqui.

Deixando Paraty, continuei seguindo pela Rio-Santos, mas parando várias vezes pela estrada. Só não parei mais na ida porque infelizmente choveu, e muito!

Eu já tinha feito essa viagem antes, praticamente igual, mas resolvi ir novamente porque gostei bastante das praias. Então basicamente procurei as mesmas praias em que tinha ido e gostado na outra vez.

Em Ubatuba, fui à praia da Enseada. É um "praião", mas de mar calmo e com alguns quiosques. Também gostei bastante da praia do Tenório, com mar também calmo, do jeito que eu gosto, e com pedras no canto esquerdo, ótimas para sentar e apreciar o fim do dia.

Praia do Tenório
A praia do centro mesmo não é liberada para banho, mas lá tem uma infinidade de lojinhas, restaurantes e também um aquário ótimo e o Projeto Tamar, que valem a visita. 

Projeto Tamar
Outro lugar que recomendo é a loja Tachão de Ubatuba, que vende as famosas bananadas e doces em compota, além de servir lanches, como o delicioso e diferente sorvete de forno.


As praias que eu mais gostei mesmo ficam depois da entrada principal de Ubatuba, já seguindo para Caraguatatuba: Santa Rita e Domingas Dias. Ambas são pequenas e de águas bem calmas e claras, e o acesso a elas é feito por condomínios residenciais. O acesso é descomplicado, pela guarita dos condomínios, mas há um sistema de estacionamento que custa R$ 15,00 para o dia todo. Se você for passar o dia, tudo bem. Mas se você for só dar uma espiadinha, fica meio caro... Por serem dentro de áreas privativas, as praias não contam com quiosque ou qualquer tipo de estrutura, então leve o que quiser consumir.

Praia de Santa Rita
A cidade seguinte é Caraguatatuba. Parei na praia da Mococa, que também é calma e ótima. Essa conta com vários quiosques e indico o Bar Brasil, que tem ótimos pastéis!

Praia da Mococa
Continuando, cheguei a São Sebastião, onde se pega a balsa para Ilha Bela. Mas a cidade também tem as suas praias. Conheci Barequeçaba e Praia Grande, que não são maravilhosas, mas são ok...

Na Ilha Bela fiquei hospedada na Pousada do Alemão, onde já fiquei duas vezes e gosto bastante. Ela fica bem pertinho da Praia do Curral, que é ótima, com quiosques e aluguel de prancha para stand up. No fim da praia, no canto esquerdo, há umas pedras com uma linda formação, para subir, relaxar e fotografar.

Praia do Curral
A praia do Julião, também perto da pousada, tem águas claras e bastante peixe. Mas, se você quiser ver mais vida marinha, recomendo um mergulho na Ilha das Cabras, local considerado um santuário marinho. Eu infelizmente não mergulhei lá.

Outra praia muito boa é a da Feiticeira, que tem uma cachoeira que desemboca na praia e faz um gostoso encontro de águas.

Encontro da água do rio com a água do mar, na Praia da Feiticeira
A Praia Grande de Ilha Bela também tem águas calmas e dois restaurantes na areia, onde é possível almoçar ou petiscar.

No centro, a cerca de uns 12 km da pousada em que eu fiquei, há uma boa variedade de lojas e restaurantes, além do grande movimento de cruzeiros marítimos chegando e saindo, agitando a tranquilidade da cidade.

Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia/

Nenhum comentário: