quarta-feira, 6 de abril de 2016

Outeiro da Glória

A Igreja de Nossa Senhora do Outeiro da Glória, erguida no alto  de uma pequena colina - o Outeiro da Glória - é considerada uma das joias da arquitetura colonial do Brasil e um dos (vários) monumentos da cidade do Rio de Janeiro. 


Frequentada pela família Imperial, a Igreja da Glória é uma preciosa herança dos tempos da monarquia.
Há muita contradição sobre a data de início da construção da igreja, mas ela foi inaugurada em 1739.

As paredes externas da igreja são caiadas e emolduradas por pedras de granito. Assim, apesar da imponência arquitetônica, a construção transmite uma certa simplicidade


Recentemente, a igreja passou por obras de restauração, sendo recuperados cobertura, fachadas, muros, forros, altares e o sistema elétrico.

É possível chegar até a Igreja do Outeiro da Glória pela Ladeira da Glória, ou então usar o elevador do Plano Inclinado do Outeiro da Glória, na Rua do Russel. Há também uma escadaria bem ao lado do plano inclinado, que não funciona nos sábados à tarde e nos domingos.


Devido à sua localização privilegiada, a Igreja do Outeiro da Glória é facilmente vista do Aterro do Flamengo e locais próximos, ainda mais à noite, quando fica iluminada. 

Do alto da colina, além de visitar a igreja, é possível admirar uma bela vista do centro da cidade, praça Paris, Marina da Glória e parque do Flamengo. 


Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia/

Nenhum comentário: