terça-feira, 31 de maio de 2016

Grafite

Grafite (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde a época do Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado sobre uma superfície que não é normalmente prevista para esta finalidade. Por muito tempo visto como contravenção, atualmente o grafite já é considerado uma forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente da street art (ou arte urbana), em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma arte intencional que interfere na cidade. Entretanto, ainda há quem não goste, considerando o grafite também uma pichação. Assim, grafitar locais públicos ou privados sem autorização dos respectivos proprietários é uma atividade proibida por lei em vários países.

Aqui no Rio temos vários locais grafitados com autorização, que acabam dando beleza ao local e um colorido especial ao cinza da cidade. 

Na Rua Jardim Botânico, vários muros estão embelezados com as cores e a criatividade dos artistas.


Em Ipanema alguns imóveis também receberam as artes de rua.


Outra forma de arte tem sido aplicada pela própria prefeitura, que enfeita alguns tapumes usados nas obras, ficando bem mais interessantes e charmosos.


E você? Curte essas intervenções artísticas (desde que autorizadas, claro!)? Acha que embelezam e alegram, ou que poluem a cidade?

Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia/

Nenhum comentário: