domingo, 8 de novembro de 2015

Parnaso Guapi

Das sedes do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), o que tem a melhor infraestrutura, sem dúvida, é o de Teresópolis, que é o principal dos três – Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. O de Terê possui diversas opções de lazer, como piscinas naturais, cachoeiras, trilhas, abrigos para montanhistas, camping, centro de visitantes e áreas para piquenique. O de Petrópolis pouco tem a oferecer, além das belezas naturais. E isso já basta, não é mesmo?

O de Guapimirim não tem tanta coisa quanto o de Terê, mas tem o suficiente! E muita beleza!
O acesso é bem fácil, pela serra Rio-Teresópolis  (BR-116), no km  98. É só sair da serra no local indicado e entrar no parque.

Há estacionamento no parque, que também possui uma casa principal, com um pequeno museu e venda de bebidas e lanches (biscoitos apenas). São pouquíssimas opções, então, se você for passar o dia todo, é melhor levar sua comida e bebida. 

Mas o grande atrativo da Sede Guapimirim fica por conta do rio Soberbo, com suas inúmeras cachoeiras e poços.


O poço da Capela talvez seja o mais famoso. O acesso é simples, por uma trilha curta e bem fácil. É necessário atravessar o rio, mas é realmente bem simples. O banho é ótimo, com duas quedas d’água não muito grandes, mas bem refrescantes, e tem espaço suficiente nas pedras para pegar sol também.


O poço da Capela recebe esse nome porque tem em seu caminho uma linda capelinha branca e azul, construída em 1713, muito bem conservada.


Como em qualquer cachoeira, fique atento à formação de nuvens pesadas, que podem provocar cabeças d’água, arrastando tudo pela frente. O parque possui guardas que ficam em contato com outros guardas, baseados no alto da serra, avisando ao menor sinal de chuva, para que a cachoeira seja esvaziada. Sempre obedeça às indicações dos guardas!


Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

Nenhum comentário: