sábado, 11 de abril de 2015

Bar Luiz: tradição e comida boa

“Quando o Bar Luiz foi fundado, em 3 de Janeiro de 1887, Dom Pedro II era o Imperador do Brasil. A cidade do Rio de Janeiro era a capital do Império e tinha a pretensão de ser uma Corte moderna, à imagem e semelhança das principais capitais europeias. Paris era referência mundial de cultura e civilização, e os cariocas incorporavam os hábitos e costumes da capital francesa, entre eles a prática de se consumir bebida em mesas dispostas pela calçada. Na capital brasileira, avolumava-se o número de cafés e confeitarias que reproduziam o costume francês, servindo cerveja e vinho como carro-chefe. Quando Jacob Wendling, filho de suíços, nascido em Petrópolis, abriu seu estabelecimento, tencionava que o seu bar, que na época atendia pelo nome de “Zum Schlauch”, pudesse servir cerveja aos apaixonados pela bebida de todas as classes, embutindo um perfil democrático ao seu estabelecimento”.
Esse texto, retirado do site do Bar Luiz, retrata muito bem como surgiram os bares no Rio e o gosto pela cerveja nos cariocas. O Bar Luiz, que fica na Rua da Carioca, continua vivo e amado pelos moradores do Rio até hoje. Tem os títulos de “o bar mais carioca do Rio de Janeiro” e de “o melhor chope do Rio de Janeiro”.
O cardápio tem deliciosos pratos de influência alemã. A salada de batatas é muito famosa, elogiada e gostosa, podendo ser acompanhada de kassler, salsichão ou bife à milanesa. O bar possui também diversos aperitivos, como croquete e mix de linguiças, entre outros. O croquete, em especial, é uma delícia de outro mundo! Só indo lá para conferir!

 

Para sobremesa vá de apfelstrudel. Eu garanto que você não vai se arrepender! De doce eu entendo tudo.


O ambiente preserva totalmente o bar de antigamente e o atendimento é ótimo, com garçons bem atenciosos. Vale a visita!


Maior problema: à noite, mesmo ainda cedo, depois que as lojas fecham, por volta das 19:00, a Rua da Carioca fica bem deserta. Na última vez em que eu fui, ao sair, eu e minha amiga fomos abordadas por um grupinho perigoso e tivemos que voltar correndo pro restaurante. O garçom rapidamente trancou a porta e depois de um tempo, muito solícito, pediu um táxi e nos acompanhou até ele. Ou seja, dê preferência ao horário do almoço e fique esperto. Infelizmente toda grande cidade tem esses problemas.
(esse meu texto foi originalmente publicado em outro site em que eu escrevo, o Carioca DNA, mas o Bar Luiz nunca sai de moda!)
Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

Nenhum comentário: