sexta-feira, 10 de abril de 2015

Trem em Guapi

Guapimirim é uma pequena cidade que fica no pé da serra para Teresópolis, região serrana do Rio, a aproximadamente 85 km da capital.
O Dedo de Deus, geograficamente falando, pertence a Guapimirim, mas sua vista exuberante e famosa é por Teresópolis.
Na cidade de Guapi, como ela é carinhosamente chamada por seus moradores, não tem muita coisa para fazer. Bom, pelo menos eu não achei muita coisa! O ponto forte da cidade fica por conta de suas cachoeiras, localizadas na sede do Parque Nacional da Serra do Órgãos, que fica na subida da serra. Guapimirim tem uma característica peculiar: 70% do seu território encontra-se em área de proteção ambiental. Mas sobre o Parque falarei em outro post.
Hoje quero apenas contar que visitei a cidade recentemente e adorei as estações de trem ainda existentes na cidade e principalmente uma charmosa ponte ferroviária, pequenininha, mas cheia de charme, a Ponte do Bananal. 



Como já comentei antes, acho que todas as cidades deveriam preservar essas estações, como parte da memória da cidade. Algumas fazem centros de informação turística, lojas ou museus nas estações, um ótimo jeito de integrá-las aos dias atuais.
Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

Nenhum comentário: