terça-feira, 14 de abril de 2015

Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Petrópolis

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) é composto pelos parques de Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis.
O de Terê eu sempre vou, pois frequento a cidade desde pequena. O de Guapi, mesmo passando sempre na porta, na serra, ainda não tinha ido, mas visitei esse ano, finalmente, e conto pra vocês sobre ele em outra postagem.
Para fechar o trio, resolvi visitar o de Petrópolis. E é dele que vou falar hoje.
O dia estava feio e infelizmente começou a chover, interrompendo o passeio. Vou ter que voltar outro dia para conferir tudo. Que “sacrifício”... ;)
Antes da chuva desabar, só consegui chegar a uma cachoeira, com acesso por uma trilha bem fácil, de cerca de dez minutos. 

Trilha bem sinalizada
A trilha só era um pouco assustadora, parecia cenário de filme! Acho que os bambus, a calmaria do lugar e o dia escuro contribuíram para essa sensação.

Trilha com bambuzal
Mas logo apareceu a cachoeira, a única em que consegui ir, chamada de Poço Paraíso. Paraíso mesmo. Bem grande, com muitas pedras, leito do rio com águas claras. 

Poço Paraíso
Pena que choveu e não deu pra aproveitar entrando na água. Lembre-se que cachoeiras e chuva não combinam, sempre tem o risco de formação de cabeça d’água no alto da serra, portanto fique sempre alerta, até mesmo em dias de sol.

Verso do ingresso com alerta sobre os riscos
Para chegar ao parque saindo do Rio de Janeiro, você deve seguir em direção a Petrópolis pela BR-040. O acesso é pela Estrada União Indústria, que margeia o rio Quitandinha. O Parque fica no distrito de Corrêas, no bairro do Bonfim. O maior inconveniente para chegar foi exatamente a partir da praça de Corrêas. A sinalização para o parque é precária, quase inexistente. O percurso é relativamente longo e em uma área pouco habitada e, portanto, sem muitas pessoas a quem pedir informação. 
Frequento bastante Petrópolis, mas não essa região, e achei bem complicado chegar. Enquanto o GPS funcionou foi até tranquilo, mas ao perder o sinal ficou difícil mesmo, sem placas indicativas.
Além disso, a sede de Petrópolis não possui estacionamento. É necessário estacionar (ou melhor, largar o carro!) no meio do nada e seguir a pé em uma curta caminhada por uma rua de terra.
O parque em Petrópolis também não possui infraestrutura para os frequentadores, dispondo apenas de banheiros, que não estavam em boas condições.
Mas não desanime de visitá-lo mesmo lendo isso. Se você gosta de trilhas e cachoeiras, eu garanto que você vai gostar, pois beleza natural não falta. Só fiz questão de avisar, principalmente para que você lembre de levar sua própria comida e bebida, pois não há onde comprar.
O parque é muito bonito e vale a visita. Eu vou voltar assim que possível para conhecer as outras cachoeiras. E depois conto aqui pra vocês!

Curta a página no Facebook e fique por dentro de tudo: https://www.facebook.com/andandocomaclaudia

Nenhum comentário: